Chá de Tília

Descrição:
Existem, ao todo, cerca de 40 espécies de tílias (Tília) na zona temperada do hemisfério Norte. Cruzam-se facilmente e é impossível referir todas as variedades cultivadas. A tília-de-folhas-pequenas (Tília cordata) é uma árvore que precisa de calor e prefere encostas rochosas e soalheiras, em florestas de folha caduca e locais ricos em húmus, mas também terrenos rochosos desde que não lhe falte umidade. Na Finlândia, atinge 25 metros de altura e um de diâmetro, mas, na Europa Central, chega aos 30 metros. Em florestas, o caule torna-se muito alto e erecto, mas em terrenos abertos o tronco é curto e espesso. Pode alcançar a venerável idade de 2.000 anos.

Indicação:
O chá de Tília é utilizado como antidepressivo, analgesico, calmante, expectorante, sudorífera, e para bronquite, enxaqueca, estômago, epilepsia, histeria, dores gástricas, cansaço, esgotamento nervoso, dispepsia, brônquios, sarampo e escarlatina.

Partes usadas:
Folhas e flores

Como fazer:
Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Como beber:
Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.


Fonte: http://www.chaecia.com.br

3 comentários: