Chá de camomila

Descrição:
A origem da Camomila, mais provável, é a Europa, onde é muito comum nos jardins públicos. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. As partes mais usadas são as flores e as folhas. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que a tornaram tão famosa. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores.

Indicação:
O chá de Camomila é indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa, dores s musculares, tensão menstrual, estresse, insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate gripes e resfriados. Na forma de infusão, é útil para o fígado, dores de reumatismos, nevralgias; ajuda a purificar o organismo e pode ser usado como antialérgico.

Partes usadas:
Flores e talo

Como fazer:
Em um litro de água fervente, coloque 1 colher de sopa de camomila e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.

Como beber:
Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.


Fonte: http://www.chaecia.com.br

Um comentário: